Olorun - Olodumaré
Diz à lenda que Olorun existia no infinito eternamente sozinho no universo e entediado, cansado de viver só fragmentou um pedaço de si para transformar o uni-verso em um multi-verso. Olorun criou o espaço, o tempo, a umidade e o fogo.
O fogo foi à primeira inteligência cósmica (Odu), batizado por Olorun de Obatalá e dele surgiram todos os seres, semelhantes à Obatalá eram energias puras, inteligências diferentes, com atribuições alternadas. Yeyemowo foi à primeira inteligência feminina emanada por Obatalá. Das irradiações de Obatalá e Yeyemowo surgiu Orunmilá (Senhor do Conhecimento e da Sabedoria).
Orunmilá gerou Ifá e a ele deu a tarefa de presidir o destino de todas as coisas e de todos os seres do universo criado por Olorun.
Os Odus criados por Obatalá e Yeyemowo são energias puras, inteligentes, com atribuições próprias. Foram 12 Odus gerados por Obatalá e Yeyemowo e estes Odus geraram outros Odus até que de suas energias formaram a primeira criatura divina: Oxalá; o primeiro Orixá.
Olorun dá a Oxalá a grande tarefa de produzir a realidade manifestada: criar o mundo e o planeta com plantas, terras, águas, e seres viventes e para que Oxalá o fizesse os Odus criaram os demais Orixás.
Fonte: O livro dos Orixás
Texto:Awo: O mist´ério dos Orixás

Fonte Imagem: O Livro dos Orixás