Salve a Umbanda!
"Através das mais belas irradiações de luz que atravessam o universo, do lamento de um povo sofrido, oprimdo e acuado, do plano astral superior veio a mensagem que há muito se aguardava. As lágrimas de um povo justo, fiél e servidor chegam ao Orun, e da generosidade dos Orixás veio o socorro; nasceu a Umbanda!"
Fonte: Aldeia Apavenã

O que é Umbanda?
Umbanda é uma religião formada dentro da cultura, ela sincretiza vários elementos, inclusive de outras religiões como o catolicismo e o espiritismo, além de outras religiões afro brasileiras. A palavra Umbanda é derivada da palavra M’banda, que em Quimbundo significa "sacerdote" ou "curandeiro".
Fonte: Wikipédia
Umbanda é uma forma cultual originada da assimilação de elementos religiosos afro-brasileiros pelo espiritismo brasileiro urbano, magia branca. Grão sacerdote que invoca os espíritos e dirigem as cerimônias ritulísticas.
Fonte: Dicionário Aurélio
Quais as suas origens?
A Umbanda é uma religião genuinamente brasileira, anunciada em 15 de Novembro de 1908, na cidade de Niterói estado do Rio de Janeiro, pelo jovem médium de 17 anos Zélio Fernandino de Moraes. Instruído pela Entidade Caboclo das 7 Encruzilhadas. A Umbanda veio ao mundo para desenvolver e elevar os espiritos menos evoluídos descartados por outros cultos já existente.
Fonte: Aldeia Apavenã
Como era vista naquela época?
As religiões afro brasileiras, ou quaisquer outras que tivessem semelhança eram perseguidas, seus templos eram destruídos e os praticantes eram presos, sendo que até então não havia liberdade religiosa, sendo monopólio em ascensão o Catolicismo.
Por volta de 1945, o Congresso Nacional concedeu ao dirigente de um dos templos umbandista do Caboclo 7 Encruzilhadas, José Álvares Pessoa, a legalização e reconhecimento dos “Cultos da Umbanda”.
Com a liberalização dos cultos umbandistas, vários outros cultos africanos aderiram ao uso do nome para fugir das perseguições policiais, fazendo então com que a umbanda perdesse seus traços originais, misturando-se com outras religiões africanas, surgindo inúmeras ramificações da mesma.
Fonte: Aldeia Apavenã
Médium:
Médium é aquela pessoa que tem o dom ou a percepção de perceber o mundo espiritual por trás do nosso. É aquele quem pode se desenvolver nas incorporações, psicográfias, nas assistências e na doutrina da religião.
Há os médiuns conscientes, semi conscientes e inconscientes, estes podem ter o total controle sobre as entidades espirituais presente como controle de si próprio ou não. Normalmente nos terreiros são chamados de cavalos, burros, instrumentos ou entronco (por que são a forma corpórea que as entidades utilizam para se comunicar com esse plano espiritual).
Fonte: Aldeia Apavenã
O que são Orixás?
Os Orixás são manifestações do grande Deus Olorum. Orisha é uma palavra Yoruba para designar um ser sobre-humano, ou um deus. Todo o universo surge de Olorum através das irrradiações que são individualizadas e personificadas nos grandes Orixás.
A palavra "orixá" significa dono da cabeça, em outras palavras o Orixá é presença mística das irradiações que somadas ao nosso arquetipo formam o nosso ser.
Fonte: Aldeia Apavenã
Rito:
A Umbanda normalmente tem seu centro para celebração de suas atividades, esses tem vários nomes, há quem os chamem de gongá, centro, roça, jurema, aruanda, jardim, choupana…assim como a celebração pode receber vários nomes, dentre eles os mais comuns são: giras, canjira, trabalhos, seção…
O sacerdote responsável pelo terreiro propriamente dito é o Babá ou a Yalá (pais ou mães de santo) também chamados de zeladores de santo; seguidos pelos pais e mães pequenas, filhos de santos, atabaqueiros, cambonos, corimbas e assim seguem.
Na umbanda, as entidades que são incorporadas pelos médiuns podem ser pretos-velhos, caboclos, boiadeiros, mineiros, crianças, marinheiros, ciganos, baianos, orientais, xamãs e exús.
O culto nos terreiros são divididos em assistência e desenvolvimento, sendo subdividido em giras (normalmente passa-se uma falange por vez).
Fonte: Aldeia Apavenã
Sincretismo:
A Umbanda é uma junção de elementos africanos , indígenas, romanos e espiritas. A Umbanda prega a paz e o amor, respeitando todas as demais religiões, vasta é a sua amplitude de rituais tendo em vista que ainda não adota nenhuma liturgia. A Umbanda e sincretizada com o catolicismo e os seus santos mártires.
Os Orixás da Umbanda são representados por santos católicos, tendo algumas divergências de santo e cores em algumas regiões do país.
Fonte: Aldeia Apavenã
Quais são os seus fundamentos básicos?
-
A crença em um Deus supremo, criador de todo o universo, a quem devemos temer e recorrer quando necessitados, seu nome Olorum, mas em algumas nações recebe outros nomes como por exemplo: Deus de Israel (Católicos), Zambi (Africanos), Tupã (pelos indígenas) mas todos são um só, é o mesmo Deus criador do céu e da terra ao qual a bíblia se refere,
-
Respeito aos ensinamentos e aos valores humanos tais como: fraternidade, caridade e respeito ao próximo,
-
Culto aos Orixás, como manifestações divinas em que cada Orixá controla e se confunde com um elemento da natureza do planeta ou da própria personalidade humana, em suas necessidades e construções de vida e sobrevivência,
-
A manifestação dos Guias para exercer o trabalho espiritual incorporado em seus médiuns,
-
A comunicabilidade através do mediunismo,
-
Seguir a doutrina, as leis e os ensinamentos dos Orixás,
-
A crença da imortalidade da alma e a sua reencarnação.
Fonte: Aldeia Apavenã
Pentagrama Umbanda

Fonte Imagens: Genuína Umbanda
Fonte de Dados: Curso Umbanda
O Livro dos Orixás